quarta-feira, 10 de julho de 2013

LINK PARA IMPRESSÃO DO NÚMERO DO BENEFÍCIO



https://www.fnde.gov.br/sigefweb/consultar-beneficios

MATERIAL PARA A PRÓXIMA AULA

CAROS ALUNOS,

HOJE PEGUEI O RESTANTE DOS LIVROS E VOU DAR UM JEITO DE LEVAR NO SÁBADO. PORTANTO, QUEM NÃO PEGOU ATÉ HOJE, PEGARÁ NO DIA DA AULA COMIGO. SOLICITO AOS OUVINTES QUE LEVEM SEUS TEXTOS JÁ IMPRESSOS, SÃO TODOS DA UNIDADE 3. ABAIXO ESTÁ A RELAÇÃO DOS QUE SERÃO LIDOS EM AULA:

ANO 1 - A ESCRITA ALFABÉTICA: POR QUE ELA É UM SISTEMA NOTACIONAL E NÃO UM CÓDIGO? COMO AS CRIANÇAS DELA SE APROPRIAM?

ANO 2 - A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO.

ANO 3 - A CONSOLIDAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS LETRA-SOM NO ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

PARA TODOS - O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: POR QUE VALE A PENA PROMOVER ALGUMAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? (ANO 1)

UM ABRAÇO,
FABIANA ESTEVES

Encontro confirmado

Nosso encontro está confirmado para este sábado, 13 de julho.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Situações de criação

"Quando se pretende formar escritores competentes, é preciso também oferecer condições de os alunos criarem seus próprios textos e de avaliarem o percurso criador. Evidentemente, isso só se torna possível se tiverem constituído um amplo repertório de modelos, que lhes permita recriar, criar, recriar as próprias criações. É importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura.

Uma forma de trabalhar a criação de textos são as oficinas ou ateliês de produção. Uma oficina é uma situação didática onde a proposta é que os alunos produzam textos tendo à disposição diferentes materiais de consulta, em função do que vão produzir: outros textos do mesmo gênero, dicionários, enciclopédias, atlas, jornais, revistas e todo tipo de fonte impressa eventualmente necessária (até mesmo um banco de personagens criados e caracterizados pelos próprios alunos para serem utilizados nas oficinas)."

(PCNs Língua Portuguesa)